Montanhismo em família
Montanhismo em família
Conectado como:
filler@godaddy.com
Essa é uma experiência que une caminhadas curtas em uma paisagem surreal com muita cultura e oportunidades de aprendizado.
Conheceremos 2 parques Nacionais: o PN. da Serra da Capivara que reune a maior quantidade de pinturas rupestres das Américas e para muitos é considerada a Capadócia brasileira, o desconhecido PN da Serra das Confusões, a maior reserva de caatinga do Brasil.
Dia 1 (Domingo 14/12) - Voo para Petrolina e chegada na Serra da Capivara
Recepção no Aeroporto Senador Nilo Coelho em Petrolina-PE, seguimos no traslado para São Raimundo Nonato, uma viagem com duração prevista de quatro a cinco horas e chegamos no Check-in no hotel.
SUGESTÃO DE VOO: Saindo de GRU às 7:05 , chegando às 9:40 em Petrolina. Chegada estimada na Serra da Capivara entre 14-15h00
Dia 2 (segunda 15/12) – SERRA BRANCA - SÍTIO JOÃO PIMENTA - BAIXÃO DAS ANDORINHAS
Após o café da manhã, saída para o 1° dia de passeio, com deslocamento de 50 km até a chegada à Serra Branca, onde iniciaremos a trilha conhecendo o olho d'água da Serra Branca (única fonte de água para as pessoas que ocupavam aquela região antes da criação do Parque). Em seguida visitaremos sítios históricos e locais onde os maniçobeiros (povos que extraiam um látex de uma planta chamada maniçoba, a qual era uma importante fonte de renda naquela época) e lá viveram antes do Parque ser fundado. Fazemos uma parada para o lanche de trilha, e em seguida temos um deslocamento até o Sítio João Pimenta, área junto ao parque onde os proprietários estão com um projeto de preservação para contemplação, lá o visitante terá algumas vistas panorâmicas com dezenas de Cânions. No final da tarde, visitaremos o “Baixão das Andorinhas” local onde o visitante será contemplado com uma bela vista de um cânion e poderá em especial ver a revoada das andorinhas, um espetáculo da natureza. Retorno ao hotel.
Dia 3 (terça 16/12) – TRILHA HOMBU - BOQUEIRÃO DA PEDRA FURADA - ILUMINAÇÃO
Após o café da manhã, saída para o 2° dia de passeio, com deslocamento de 30 km até a chegada a Trilha Hombu. Iniciaremos com a visita a casa da família de Neco Coelho (uma das primeiras famílias a chegar à região). Em seguida, percorreremos uma trilha passando por sítios arqueológicos, vistas panorâmicas, onde poderemos observar a vegetação local, a qual sofreu adaptações para sobreviverem na caatinga, como por exemplo, as várias espécies de cactos que aqui são encontrados. Parada para o almoço na comunidade Sítio do Moco, em restaurante com comida típica local. Após o almoço visitaremos o Boqueirão da Pedra Furada, local mais visitado do Parque, onde se encontra alguns sítios arqueológicos e a famosa Pedra Furada (monumento geológico e cartão postal do Parque). Ao final da tarde deslocaremos ao Centro de Visitantes para aguardar a chegada da noite para uma visita noturna ao “Sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada”, um paredão com mais de mil pinturas e onde foi encontrado até hoje o vestígio mais antigo da presença do homem no Continente Americano (50.000 anos). Retorno ao hotel à noite.
Dia 4 (quarta 17/12) – SÍTIO DO MEIO - PEDRO RODRIGUES - MUSEU DO HOMEM AMERICANO.
Após o café da manhã, saída para o 3º dia de passeio, com deslocamento de 35 km até o início da trilha. Nessa manhã visitaremos o Circuito do Sítio do Meio, um dos maiores e mais importantes Sítios de nossa região, as escavações nele realizadas levaram os arqueólogos a encontrar vários vestígios deixados pelos homens que ali ocuparam a mais de 9 mil anos, entre esses vestígios temos fogueiras, peça de pedra polida e uma cerâmica, em seguida continuaremos na trilha passando pelo Circuito do Pedro Rodrigues onde além de pinturas teremos uma vista maravilhosa da pedra furada. Parada para almoço, em restaurante com comida típica local. À tarde, visitaremos o Museu do Homem Americano. Retorno ao hotel.
Dia 5 (quinta 18/12) – DESFILADEIRO DA CAPIVARA - CERÂMICA – MUSEU DA NATUREZA
Após o café da manhã, saída para o 4° dia de passeio com deslocamento de 42 km até o Circuito do Desfiladeiro da Capivara, primeiro local visitado pela Dra. Niède Guidon ao chegar à região. Nesse circuito visitaremos vários sítios arqueológicos, onde poderão ser observadas pinturas rupestres. Iniciando pela “Toca da Entrada do Pajaú”, pequeno abrigo com dezenas de pinturas que retratam o cotidiano dos povos que viveram nessa região, essas pinturas datam de 12.000 anos. Passando pela “Toca do Inferno”, onde o visitante não encontrará pinturas, mas será recompensado pela beleza natural do local. Logo após visitaremos a “Toca do Barro” abrigo formado em um paredão de conglomerados de seixos, onde observaremos algumas pinturas. Em seguida, percorreremos uma trilha de aproximadamente 2 km com desnível que chega a 50 metros, passando pela “Toca da Entrada do Baixão da Vaca”, abrigo com 100 metros de comprimento onde se encontra 749 pinturas rupestres, a maioria delas bem visíveis. Após visitaremos a “Toca do Paraguaio”, primeiro sítio a ser catalogado pelos pesquisadores, onde após uma escavação foram encontrados dois esqueletos com datação de 7.000 e outro de 8.670 anos. Deslocamento até o povoado Barreirinho onde teremos a parada para o almoço, e depois a visitação a Fábrica de Cerâmica Serra da Capivara. À tarde, visitaremos o Museu da Natureza onde ficaremos até o final da tarde. Retorno ao hotel.
OBS.: nesse dia ver a possibilidade de as crianças fazerem peças nos tornos na visita à cerâmica.
Dia 6 (sexta 19/12) – SERRA DAS CONFUSÕES
Após o café da manhã, deslocamento de 100 km até a cidade de Caracol (principal cidade de entrada do parque) de lá iremos direto pro parque, aqui faremos visitas aos principais atrativos. O primeiro será a trilha Cores da Caatinga com 4 km de caminhada ida e volta onde observaremos a vegetação local e geologia com algumas vistas panorâmicas. Em seguida passaremos na Janela do Sertão com sua vista maravilhosa. Parada pro lanche de trilha em seguida iremos conhecer o principal atrativo que é a Gruta do Riacho dos Bois. Uma fenda em uma rocha de formação de arenito com mais de 1 km de comprimento e em alguns pontos com mais de 50 metros de altura. Esse local já era frequentado por aventureiros desde antes da criação do Parque (criado em 1998).
Retorno para São Raimundo Nonato no final do dia.
Dia 7 (sábado 20/12) – TRASLADO SÃO RAIMUNDO NONATO A PETROLINA-PE
Após o café da manhã, check out no hotel (antes das 12:00) e traslado para Petrolina-PE (+- 5hs de viagem) para embarque no Aeroporto Senador Nilo Coelho no dia seguinte de manhã.
Chegada em Petrolina no final da tarde e check-in em Hotel
OBS:
Se você quiser pegar o voo para São Paulo em Petrolina no mesmo dia, será preciso sair do Hotel por volta das 4:00 da manhã, para chegar a tempo no aeroporto, pois o voo sai de Petrolina às 10:25 , chegando às 13:05 em GRU
Outra possibilidade é acordar tranquilo, ir para Petrolina, dormir essa noite lá (hospedagem não inclusa) e no dia seguinte ir para o aeroporto sem correria. Se essa for sua vontade nos avise.
IMPORTANTE: O TRASLADO INCLUSO DEVE SER FEITO COM O GRUPO TODO JUNTO, caso contrário deverá ser contratado à parte.
O voo de retorno deve partir de Petrolina PE depois das 14hs
* Crianças acima de 12 anos pagam como adultos
Esses são os ótimos hotéis do nosso roteiro:
Baixão do Ouro Park Hotel (qualidade turística superior)
ou
Sertão do Luar (qualidade superior boutique)
A escolha do hotel será de acordo com a disponibilidade, tamanho e formato do grupo.
*VALORES SUJEITOS A ALTERAÇÃO ATÉ O MOMENTO DO PAGAMENTO DA RESERVA, válidos para até 20 de dezembro 2025.
À vista
ou
Sinal de 30% no PIX/transferência bancária.
Restante parcelado até 15 dias antes do dia da viagem no Cartão de Crédito (acréscimo de 5% + juros das parcelas)
Caso você não tenha alguma coisa, também é possível alugar.
Cria Outdoor Turismo Ltda CNPJ 50.367.334/0001-76
Av Brigadeiro Faria Lima, 1903 conj 73, Jardim Paulistano, São Paulo SP
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.